Início / Sem categoria / Brincar de faz de conta… Como é bom!

Brincar de faz de conta… Como é bom!

Basta ter contato com as crianças para perceber o quanto elas se divertem quando brincam de faz de conta. Nesse universo lúdico, na qual elas se transformam em chefs de cozinha, astronautas, médicos, cantores e muito mais, elas exploram a imaginação e aprendem lições valiosas para a vida.

Essas brincadeiras são importantes para que elas possam interpretar seus papeis, mas também manipular as ações e reações de amigos “imaginários” que fazem parte do universo que criaram. Desse modo, aprendem que as situações podem ser vistas de outras perspectivas e desenvolvem um senso de empatia.

Quando brinca com outra criança, cada uma defende seu espaço, ideias e ponto de vista. Já quando brinca num mundo imaginário, a criança se vê em todos os papéis, exercitando uma compreensão maior de toda situação.

A partir dos 2 ou 3 anos  as crianças entram nessa fase de jogos simbólicos, demonstrando interesse em brincar de casinha, fazer comidinha, escolinha ou de super-heróis. É momento em que as crianças simulam ações que observam no dia a dia, representando o pai e a mãe.

Já por volta dos 6 anos, a criançada já consegue se colocar no lugar do outro e o mundo do faz de conta passa a incluir brincadeiras que estimulam o cumprimento de regras e os “combinados”. É o momento de exercitar o aprendizado de valores e da vida em sociedade.

Nessa fase, a criança passa a combinar a sua capacidade fantasiar situações e manipular objetos para colocar seu pensamento em prática. É quando ela resolve inventar e criar coisas “reais”. Não se surpreenda, portanto, se daquela cozinha infantil sair um bolinho caprichado feito especialmente para você experimentar. Saboreie com carinho!

Comentários recentes